O novo filme da Barbie é um brilhante exemplo de marketing

O filme da Barbie está a poucos dias do seu lançamento oficial – que vai acontecer dia 20 de julho – e sua divulgação está sendo um brilhante exemplo de marketing.

A campanha tem todos os ingredientes que faz os olhos brilharem. Utilização inteligente de uma das cores de marca mais reconhecidas em todo o mundo, inúmeras parcerias de produtos, uso de Inteligência Artificial, interatividade e muito mais!

Aposto que você já se deparou com algo relacionado a campanha do filme nessas últimas semanas, certo?

Talvez você fosse uma criança que brincava com Barbie, talvez não. Mas é fato que a campanha de marketing atingiu o ponto certo para despertar a curiosidade desse novo e esperado público para o próximo filme da Warner Bros: nós, os adultos.

E como a gente não pode deixar de comentar sobre qualquer coisa relacionada a publicidade, a gente te convida para ver de perto o marketing por trás do novo filme da Barbie.

Bora?!

BARBIE É UMA DAS MARCAS MAIS FORTES DO MUNDO – E ELA SABE DISSO:

Já imaginou a satisfação de saber que sua marca pode ser reconhecida e passar uma mensagem sem usar nenhuma linguagem escrita? Basta usar uma única cor.

Você não precisa ser consumidora da marca para reconhecer que um tom específico de rosa representa a boneca icônica da Mattel. A equipe de marketing do filme Barbie entende isso e o explora de maneira inteligente.

Para a divulgação nas ruas, o marketing da equipe do filme optou por um Outdoor que consiste apenas em um retângulo rosa e uma data.

Nada mais além disso.

No entanto, todos nós sabemos exatamente o que isso significa.

É claro que essa estratégia nunca poderia ter sido empregada no marketing do filme da Barbie de 2023 sem a história de mais de 60 anos da boneca. Mas ninguém pode negar que o poder da cor rosa – a cor rosa da Barbie – é inesquecível.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INTERATIVIDADE:

Em abril, os feeds nas redes sociais foram dominados por pessoas compartilhando fotos de si mesmas no pôster do filme da Barbie.

E, obviamente, que esse burburinho não aconteceu por acaso.

A equipe de marketing do filme criou uma ferramenta de inteligência artificial que permite a qualquer pessoa fazer upload de sua foto e gerar um pôster do filme com um slogan customizado que diz “This Barbie is a …..” – em português: “esta Barbie é uma…”

Do ponto de vista do marketing, isso foi brilhante por pelo menos três razões: inteligência artificial, interatividade e compartilhamento generalizado.

TENDÊNCIA BARBIECORE:

Com o lançamento do filme cada dia mais perto, as marcas estão investindo com força nos produtos relacionados ao filme e reforçando o estilo Barbiecore.

Segundo dados do Pinterest, em maio deste ano, as buscas globais por “Barbiecore” e “Moodboard Barbie” aumentaram em 980% e 1.290%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Com esse interesse crescente pelo Barbiecore, Riachuelo, C&A, Renner, Melissa e Ipanema agora contam com produtos personalizados que já viralizaram no Instagram e TikTok.

Com tudo o que vimos aqui, está mais do que comprovado: pelos próximos dias, o mundo agora é da Barbie — até mesmo o de marketing!

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