Telegram: o que é, como usar e como incluir essa ferramenta na sua estratégia de marketing

 

As redes sociais promoveram uma evolução incrível no relacionamento entre empresas e clientes. Afinal, se antes eles consumiam produtos e serviços de maneira passiva, hoje podem ter um diálogo próximo com grandes marcas.

Quando se fala em mídias sociais, logo pensamos em Facebook e Instagram. Mas o WhatsApp também tem se mostrado uma ótima ferramenta para estreitar o relacionamento com os clientes.

Acontece que as opções de aplicativos de mensagens incluem também o Telegram, que pode não ser o mais usado, mas está repleto de funcionalidades úteis para o marketing.

Você já teve a oportunidade de usar o Telegram? Neste artigo, falaremos sobre o aplicativo e seus recursos e mostraremos como ele pode ser usado no Marketing Digital do seu negócio.

O que é Telegram?

Telegram é um aplicativo de mensagens lançado em 2013 inicialmente para o Android. Hoje ele é multiplataforma, ou seja, pode ser acessado a partir de vários dispositivos e sistemas operacionais, e conta com 400 milhões de usuários ativos mensalmente.

Desenvolvido pelo russo Pavel Durov, o aplicativo é uma alternativa a outras soluções do gênero, como o Facebook Messenger e o WhatsApp. Com ele você pode, por exemplo, trocar mensagens com os seus contatos, enviar áudios e anexos, fazer chamadas e conversar em grupos.

Ao acessar o Telegram pela primeira vez, é fácil começar a usá-lo, já que ele tem uma aparência que lembra a dos concorrentes mais conhecidos.

Quais são as funcionalidades do Telegram?

Tamanho do anexo

Em setembro de 2019, o WhatsApp anunciou que os usuários poderiam enviar anexos de até 100 MB.

Naquela ocasião, um usuário marcou o Telegram, que chegou tirando onda: “Precisa mandar uma mensagem, mas o anexo é muito grande para outros mensageiros? Tente usar o Telegram, porque lá você pode mandar arquivos de até 1,5 GB”.

Personalização

Para começar a usar o Telegram, é preciso personalizar os dados do seu negócio. Além de inserir uma foto e o nome da empresa no perfil, é possível incluir um link para o seu site.

Assim, seus potenciais clientes podem acessar com facilidade o site do seu negócio, o que ajuda a complementar a experiência deles. Afinal, eles podem estar interessados em saber mais sobre sua empresa, bem como sobre seus produtos e serviços.

Áudio

Assim como no WhatsApp, no Telegram também é possível enviar áudios, mas existe um recurso adicional muito interessante: a possibilidade de acelerar a reprodução, o que ajuda o usuário a ganhar tempo.

Grupos

Os grupos podem conter até 200 mil usuários. Além disso, os administradores podem fixar mensagens, o que é ótimo para que comunicados importantes não se percam no meio da conversa.

Outro recurso interessante é a possibilidade de editar mensagens depois de elas terem sido enviadas. Inclusive, isso pode ser feito em qualquer dispositivo, não apenas naquele em que o envio foi feito, por conta da sincronização possibilitada pelo funcionamento em nuvem.

Canais

De certa forma, os canais são parecidos com os grupos, já que permitem que uma pessoa ou empresa se comunique com uma grande quantidade de usuários. Entretanto, quem segue um canal não pode participar da conversa, já que só os administradores podem fazer postagens.

Sincronização

Como o funcionamento do Telegram é baseado em nuvem, tudo que você faz no aplicativo, seja no computador, seja em qualquer outro dispositivo, é sincronizado, o que garante praticidade ao se comunicar com clientes e seguidores.

Por que e como usar o Telegram no marketing do seu negócio?

As redes sociais são uma ferramenta essencial em uma estratégia de Marketing Digital, mas, naturalmente, é preciso usá-las com planejamento. Do contrário, suas ações simplesmente não funcionarão.

No caso do Telegram, vamos dar uma olhada no que você pode fazer para enriquecer sua estratégia.

Bots

Os bots são robôs virtuais — ou pequenos programas — que interagem com o usuário para que ele consiga resolver questões de baixa complexidade, que não requerem o atendimento por parte de um ser humano.

Ao usar os bots, é possível agilizar o atendimento, já que eles ajudam o usuário a resolver imediatamente certos problemas. Isso é muito bom para manter os clientes satisfeitos, não é verdade?

Relacionamento

Um dos aspectos mais importantes em uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a nutrição de leads. Do momento em que uma pessoa conhece sua empresa até fazer uma compra, ela passa por uma jornada de descobertas. Assim, ela gradualmente desenvolve confiança em você e passa a vê-lo como autoridade na sua área.

Isso acontece justamente por meio do conteúdo, à medida que a pessoa aprende e se informa por meio daquilo que você publica. Embora um blog esteja no coração de uma estratégia de conteúdo, o Telegram também pode ser usado nesse sentido

Enquete

Uma estratégia de marketing exige que você conheça bem o seu público. Isso envolve, por exemplo, criar uma persona e direcionar seus esforços mantendo-a em mente.

Se prestar atenção no cliente, você o conhecerá mais profundamente, o que ajudará a personalizar seu conteúdo e aprimorar cada vez mais seus serviços e produtos.

Mas é possível assumir uma posição mais ativa nesse sentido e criar pesquisas para conhecer melhor o seu público. E é aí que entra a enquete do Telegram.

Embora seja possível criá-la no formato de bot, o recurso também está disponível como se fosse um anexo que pode ser enviado em uma conversa.

Depois de clicar em “Enquete”, você poderá definir os detalhes dela, como a pergunta e as alternativas.

Se usar esse recurso com um bom planejamento, você descobrirá detalhes sobre as preocupações e dores da sua persona, e isso o ajudará a aprimorar sua estratégia de marketing.

Como você percebeu, o Telegram pode ser útil na sua estratégia de Marketing Digital. Embora não seja tão popular quanto o WhatsApp, a ferramenta oferece recursos que ajudam a fortalecer o relacionamento com a base de clientes e leads, o que pode melhorar as vendas da sua empresa, seja no volume, seja na consistência.

REFERÊNCIA:

Telegram: o que é, como usar e como incluir essa ferramenta na sua estratégia de marketing. Rock Content. Disponível em <rockcontent.com/br/blog/telegram/>

 

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