Como comunicar em tempos de pandemia

Estamos vivendo um momento inédito, em todos os aspectos. A pandemia do COVID-19 modificou a rotina, os hábitos do dia a dia e a nossa maneira de trabalhar. Empresas tiveram de encontrar diferentes estratégias para contornar a situação e a comunicação de marca tornou-se uma forma de minimizar os danos e garantir e a confiança do cliente.

Caso você ainda esteja em dúvida de como manter uma boa comunicação durante a pandemia, nós separamos algumas dicas essenciais. Confira:

Seja sincero
O momento pede por um posicionamento mais sério, empático, otimista e principalmente sincero. No momento de fazer comunicados para os seus clientes não esconda os fatos e seja transparente com as decisões tomadas.

Não tire vantagem do momento
A última coisa a ser feita em momentos de crise é criar oportunidades para ganhar dinheiro em cima do consumidor. Muito pelo contrário: essa é a hora de mostrar solidariedade e empatia.

Suporte ao Consumidor
Não deixe o seu cliente perdido com a suspensão das atividades presenciais. Observe todas as possibilidades que podem ser oferecidas ao consumidor e disponibilize canais de comunicação como telefones, e-mails e perfis em redes sociais. Quanto mais acessível for as informações, melhor será o resultado.

Mudanças no cenário financeiro
Consequências financeiras, infelizmente, irão ocorrer. Entretanto, com um bom planejamento, é possível minimizar a situação. É fundamental que o seu cliente saiba que a sua loja pode oferecer serviços deliverys ou plataforma para compras online. Comunique e reforce essa possibilidade através das redes sociais.

Bons exemplos devem ser seguidos
Diversas instituições de ensino, como USP, UNESP, SENAI, SENAC e FGV, estão disponibilizando cursos online de forma gratuita para serem feitos durante a quarentena. Ao mesmo tempo, algumas empresas encontraram maneiras diferentes de conscientização a população em relação ao COVID-19.

Um exemplo é o Mercado Livre, um dos maiores marketplaces do país, resolveu mudar temporariamente sua tradicional logo. O objetivo da mudança é ressaltar a importância da prevenção. Outras marcas como Havaianas, 99, Catraca Livre e OLX são alguns exemplos.

Apesar de ser um momento difícil, é hora de sermos transparentes, garantir a verdade acima de tudo e fazer o possível pelo cliente através de sua marca.

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