Tendências de Comunicação para 2020

Você sabe quais são as tendências de comunicação para 2020? Em 2019, a transformação digital foi um dos principais focos e novamente a tecnologia está no centro de tudo, aliada cada vez mais ao marketing. Portanto, é bom se preparar o quanto antes para explorar as novidades que estão a caminho.

A pesquisa “Perspectivas – Mercado Digital 2020” realizada pela Mlabs em parceira com a Social Media Week ouviu mais de 300 participantes entre os dias 24 de setembro e 19 de novembro que estiveram presentes no evento Social Media Week, em São Paulo. Dos profissionais que responderam à pesquisa, 68,2% participam diretamente do processo de decisão da compra de produtos e serviços digitais em suas empresas que englobam anunciantes, agências de publicidade ou produtoras de conteúdo.

Plataformas:

LinkedIn (73%), Instagram (70%) e YouTube (68%) apontam como plataformas para aumentar os investimentos e aportar recursos. Em especial o LinkedIn, pois 45% do seu público são profissionais de alto nível, como CEO, diretores e VP’s.

As apostas das empresas para este 2020 são as plataformas TikTok (26%), Spotify (21%) e Pinterest (20%). Em relação ao Spotify, o serviço de streaming ganha maior relevância por permitir o formato podcast aos ouvintes. Atualmente, o Brasil conta com 34 milhões de ouvintes mensais.

Marketing:

Em apostas de marketing, as maiores estratégias estão centradas em SEO (69%), Branded Content (67%) e Content e Social Ads (60%).

Acrescenta-se também um maior investimento em Acessibilidade Digital (70%), Inbound Marketing (68%) e Design Thinking (66%). A acessibilidade de sites e aplicativos, inclusive, será um dos desafios do mercado para 2020.

Tecnologia:

A tecnologia continua sendo uma das maiores apostas para 2020. Entre elas o Monitoramento (69%), Inteligência Artificial (66%) e Apps Mobile (61%).

 

Fonte: Meio&Mensagem