O que são canais de Marketing Digital?

Você sabe o que são os canais de marketing digital? Você pode não saber, mas provavelmente você usa todos os dias, e é através deles que as empresas se comunicam com seus públicos.

Apesar de serem amplos, existem os 6 principais canais que cada empresa vai utilizar para realizar uma estratégia de comunicação com seu público.

Fato é, que o marketing digital está muito presente no nosso dia a dia e é quase impossível pensar em estratégias de comunicação que não estejam engajadas e integradas a este vasto mundo de possibilidades tecnológicas. Por isso, vamos explanar cada canal de marketing e como a Comunik pode ajudar a alavancar o seu negócio através deles.

1. Redes Sociais

Todos nós já sabemos que as redes sociais conquistaram a atenção dos usuários nesses últimos anos. (O Facebook, por exemplo, tem em média 1,28 bilhão de usuários que acessam a plataforma todos os dias.) Portanto se tornou um ótimo canal para as empresas se relacionarem e conquistarem os seus clientes. Nossa dica é:

Procure pesquisar quais redes sociais são compatíveis e mais utilizadas pelo seu cliente. Esteja sempre presente, mostrando conteúdos relevantes, novidades e interagindo com seu público de maneira próxima e única.

2. E-mail

Uma das primeiras ferramentas de comunicação digital e de extrema importância até hoje (estima-se que os usuários recebem cerca de 269 bilhões de e-mails por dia). Não é atoa que continua sendo o meio mais utilizado pela maioria das empresas para se relacionarem com seus contatos.

Portanto ter uma lista de e-mails e manter um bom relacionamento com ela, pode ser um diferencial para sua empresa.

3. Busca Orgânica

Além das redes sociais, as ferramentas de busca concentram grande parte do fluxo de movimentação na internet. Um ponto interessante que podemos apontar é que geralmente, o público que pesquisa sobre algum assunto já tem ciência do que quer. Só o Google concentra mais de 3,5 bilhões de buscas todos os dias (fora Bing, Yahoo, Baidu, Microsoft, Ask entre outros).

Então possuir um bom tráfego orgânico, investir em conteúdo de qualidade e SEO é uma ótima estratégia para estar bem ranqueado nos mecanismos de busca e ser encontrado pelo seu público.

4. Tráfego Direto

Esse canal representa quem entra direto no seu site sem ter origem de uma outra página de acesso ou redes sociais. Neste cado, esse tráfego é gerado por pessoas que já conhecem sua marca, receberam uma indicação ou estão retornando ao site. Se o site tem um bom índice de retorno é porque as pessoas gostam do que você oferece a elas. As indicações podem vir de amigos, eventos ou meios offline.

Portanto reforçar sua marca, ter uma URL fácil e um design atrativo com navegabilidade simples serão um diferencial. Atualizar com frequência e manter as novidades sempre fresquinhas, é uma boa estratégia.

5. Referências

Assim como os buscadores e redes sociais podem gerar tráfego para o seu site como falamos anteriormente, qualquer outro site pode ser um canal do seu, basta você ser referenciado nele. Mas como isso acontece?

O seu conteúdo pode ser replicado para diversos outros sites, como um parceiro que você estabeleceu (como outras marcas, influenciadores digitais, blogs e sites de notícias) ou simplesmente as pessoas compartilharam por puro interesse na marca, produto ou informação.

Assim você vai ganhando autoridade perante o Google, gerando mais visitas no canal de busca orgânica. Por isso investir em conteúdos de qualidade sempre trará bons resultados. Então deixe a criatividade rolar e produza bons vídeos, infográficos e textos memoráveis para o seu conteúdo se proliferar mais facilmente.

6. Mídia Paga

A mídia paga basicamente é utilizar os canais ou veículos por segmentações onde está seu nicho, persona ou público-alvo para fazer publicidade. É sempre importante que antes de começar qualquer campanha, ter muito bem segmentado o tipo de público que você deseja alcançar. A mídia paga costuma trazer resultados eficientes desde que bem planejado. Confira alguns deles:

Google: O canal mais conhecido de publicidade online, onde basicamente é dividido em 3 partes através do Google Adwords.

  • Search: Anúncios de links patrocinados no momento em que o usuário faz uma pesquisa no Google. Há vários fatores relevantes para se obter bons resultados com os links patrocinados.
  • Display: São anúncios em banners de peças gráficas que são veiculados na rede de conteúdo do Google, desde sites parceiros e blogs que permitem que seja disponível a veiculação dos anúncios via Google Display.
  • Youtube: Anúncios no Youtube é uma forma de impactar o usuário antes de ele assistir ao vídeo.

Facebook Ads: Uma grande vantagem de utilizar o Facebook é a quantidade de usuários que ele possui, como falamos no início da postagem. Ele oferece uma ampla possibilidade de segmentação, desde interesses e gostos personalizados, gerando assim inúmeras maneiras de atingir um público específico da sua marca. É uma excelente opção para gerar tráfego para seu site, geração de Leads, visualizações de vídeos e engajamento.

LinkedIn Ads:Uma das grandes vantagens é criar anúncios qualificados por cargo e senioridade;

Twitter Ads: Usado para promover tweets, perfis e hashtags;

Instagram Ads:Mais uma opção para enviar tráfego para o seu site ou instalar aplicativo.

 

Esperamos que estas informações tenham ajudado a entender melhor os canais de marketing digital que existem atualmente. Destacamos aqui a importância deles para trazer bons resultados ao seu negócio.

Solicite uma visita. Vamos criar estratégias para que sua empresa tenha uma marcante presença na internet.

Entre em contato no e-mail: comunik@comunik.com.br

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