As principais vantagens do mobile first para as estratégias de marketing 

Você já ouviu falar em mobile first? Mobile First é um conceito aplicado em projetos web onde o foco é direcionado aos dispositivos móveis e em seguida para os desktops. A técnica tem se popularizado cada vez mais entre os profissionais de marketing e tecnologia, pois afeta diretamente as ações de marketing desenvolvidas nos ambientes online e está transformando o modo de as empresas disponibilizarem os seus conteúdos na web.
Em projetos web de uma forma geral o foco precisa ser no usuário para que ele tenha a melhor experiência possível e cumpra sua missão no website e quando projetamos primeiramente para mobile somos forçados a sermos sucintos e fazer uso da melhor maneira dos poucos espaços disponíveis nas telas dos dispositivos móveis e auxiliar os usuários realizarem suas desejadas tarefas.
Quais as vantagens?
Investir no mobile first é uma necessidade real para quem quer se destacar nas plataformas digitais. Além disso, esse novo conceito de desenvolvimento é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para o seu site como:
  • Melhor ranqueamento no Google, o número de acessos por dispositivos móveis superou o por desktop. As páginas serão classificadas e ranqueadas na plataforma de busca do Google com base em suas versões mobile. Quem tem um site otimizado para dispositivos móveis sai na frente e se destaca nas pesquisas.
  • Melhor experiência do usuário, as páginas para dispositivos móveis são criadas a partir de uma realidade de tela menor. O conteúdo precisa ser disponibilizado de forma mais otimizada e não há espaço para informações irrelevantes. Assim, a tendência é que os sites para dispositivos móveis sejam cada vez mais limpos, funcionais e visualmente agradáveis.
  • Mais credibilidade para a marca, o mobile first é importante para aumentar a credibilidade no seu mercado de atuação porque seus concorrentes e empresas parceiras vão passar a associar a sua marca a inovação, enxergando os seus projetos com outros olhos.
  • Otimização do carregamento das páginas, a tendência é que os desenvolvedores busquem soluções para um carregamento de página cada vez mais rápido e eficiente. Ao eliminar informações irrelevantes e focar apenas na priorização de exibição, é possível criar sites mais leves, que carreguem de forma progressiva e funcional.
Tenha sempre em mente que o processo precisa ser rápido, consumindo o mínimo de dados móveis possível.