Veja as ferramentas que vão lhe ajudar a conhecer melhor seus concorrentes

Se você acha que monitorar a concorrência é desnecessário, você está muito enganado.

Conhecer melhor a concorrência é algo que todo empreendedor deveria fazer. Não por simplesmente saber o que estão fazendo, mas por saber como o mercado está reagindo.

É uma ótima maneira de definir novos objetivos e encontrar novas possibilidades para sua empresa. Existem algumas ferramentas que podem ajudar a monitorar sua própria performance e lhe oferecer informações sobre seus concorrentes. Listamos sete delas.

1. Google Alerts

Essa é uma ferramenta simples e fácil de usar que envia relatórios diretamente para seu e-mail. Se você quer saber todas as vezes que um concorrente for citado na Internet, seja em um link ou uma frase de um texto, você receberá um relatório. Você pode monitorar palavras-chave também. Cabe a você decidir o que é importante rastrear.

Algumas formas de usar essa ferramenta:

Conseguir ver onde seus competidores estão sendo citados (backlinks).
Monitorar as menções feitas sobre suas empresas (especial para aquelas em reclamações – isso lhe permitirá responder e solucionar os problemas).
Monitorar palavras-chave (isso te dará ideia do que está sendo discutido, lhe dando a chance de produzir conteúdo sobre isso).
E para melhorar mais ainda, é uma ferramenta gratuita.

2. SocialMention

Essa ferramenta foca em blogs, vídeos e redes sociais. Você procura por um termo, uma palavra-chave ou uma empresa, e a ela lhe mostra tudo o que está sendo dito sobre aquele termo em blogs e plataformas sociais. Você pode ver quantas vezes e com que frequência o termo foi mencionado e terá a possibilidade de se inscrever em um feed de RSS para aquele termo e não perder mais nenhuma menção dele.

com o SocialMention você poderá fazer uma análise cruzada do que está sendo dito através das variadas redes sociais. E gratuitamente, o que faz dela um ótimo par para o Google Alerts.

3. InfiniGraph

Quer rastrear quais são as tendências em seus círculos nas redes sociais? É só usar o InfiniGraph focando em sua indústria ou área de atuação. A ideia por trás dessa ferramenta é você usar o poder de sua audiência para saber quais conteúdos e marcas são tendência entre eles. Essa ferramenta pode ser usada tanto para sua companhia quanto para uma análise competitiva.

Mais uma ferramenta gratuita que pode ser usada para:

Seguir as tendências da sua indústria nas redes sociais
Rastrear as tendências sociais de seus competidores
Obter informações sobre sua audiência

4. Instapaper

Essa ferramenta permite que você salve páginas da Internet para ler depois. Uma vez que você se cadastrar, poderá adicionar um marcador à sua barra para deixar tudo mais simples. Quando se trata de espionar sua concorrência, é essencial saber quem são seus competidores e quais suas páginas e blogs.

Ela também é gratuita e manterá as páginas de seus competidores salvas de forma que não perca suas atualizações e saiba tudo o que eles estão fazendo.

5. SEMRush

Uma das ferramentas favoritas dos profissionais de marketing pois é especializada em conseguir dados de competidores. Basta digitar a URL do site de seu concorrente e imediatamente irá receber informações sobre as palavras-chave para qual ele rankeia, sobre as pesquisas orgânicas, tráfego e anúncios. A melhor parte: tudo vem em formato de gráfico, o que facilita bastante a compreensão.

É possível conseguir muita informação somente com a versão gratuita do SEMRush. Porém se quiser mais informação e detalhes maiores, a assinatura custa cerca de 70 dólares mensais.

6. Google Keyword Planner

Antes separado em Google Keyword Tool e Traffic Estimator, essa nova ferramenta do Google parece ter de tudo. Ela não serve exatamente para uma análise de seus competidores (ela tem maior utilidade para seu próprio site), encontrar dados sobre seus concorrentes é uma das funcionalidades da ferramenta.

Você pode procurar por uma palavra-chave ou por ideias para grupos de anúncios, conseguir um histórico de estatística e ver como uma lista de palavras-chave está performando. Então, se conhecer as palavras-chave que seus concorrentes estão usando, você poderá saber como elas estão performando. Para usá-la é só se cadastrar em uma conta grátis do AdWords.

7. Open Site Explorer

Essa ferramenta foi desenvolvida pela MOZ. É uma das mais populares atualmente e permite seguir os esforços de construção de links que seus concorrentes estão fazendo. Você pode ver quem linkou para eles, autoridade do domínio e texto âncora. Você também poderá comparar dados dos links, o que pode deixar as coisas mais fáceis.

Você pode conseguir alguns dos dados gratuitamente, mas para liberar todo o potencial do Open Site Explorer, você precisará do pacote padrão do Moz’s Analytics que custa 99 dólares por mês.

Fonte: Rockcontent