A Psicologia das Cores no Marketing

A psicologia das cores é um estudo que contribui para que possamos interpretar como as cores afetam emoções e aguçam os sentidos de quem as percebe. Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber como usá-las.

Atualmente ela é muito importante no Marketing, cada detalhe implícito no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma, estimulando ou dificultando a compra.

Estudos apontam que:

  • 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
  • 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;
  • Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.
  • Pensando na importância do assunto, reunimos as melhores dicas neste conteúdo, explicando seu significado, a sua simbologia e de como mercado faz uso dessas cores (marcas, campanhas e filmes) para reverter em resultados positivos em suas vendas.

Dica 1: Saiba o significado de cada cor

Agora vamos abordar um pouco mais sobre o significado de cada cor e como eles podem melhorar os seus resultados. Quando falamos de logotipos ou marcas já conhecidas no mercado, podemos perceber que as pessoas já estão acostumadas a ligar cores a determinados tipos de comportamento. No mundo do marketing não é diferente. É importante entender o que cada cor representa e estimula nas pessoas para fazer a escolha certa.

Significado da cor Vermelha

O vermelho é uma das cores mais utilizadas no marketing: ela se destaca do restante das cores, tem mais poder de convencimento e é usada para atrair a atenção. Representa segurança. Aumenta o ritmo cardíaco e cria uma necessidade de urgência, de perigo ou imediatismo. Ativa, impulsiona e emociona. É usado para estimular o apetite e favorecer as compras por impulso. Ela representa o amor, mas também a agressividade.

Significado da cor Laranja

Trata-se de uma cor enérgica, que desperta o ânimo do usuário, além de estimular a criatividade e auxiliar na atração de consumidores. Quando o laranja é aplicado no mundo do marketing, ele pode significar criatividade, alegria e confiança nas empresas. De modo geral, podemos observar essa cor em marcas que querem retratar acessibilidade e espírito jovem.

Significado da cor Amarela

No marketing, o uso do amarelo é muito comum para chamar atenção para detalhamentos. Isso acontece porque a cor consegue chamar a atenção do cliente e fazê-lo se concentrar em detalhes específicos. Se usado separadamente, a cor pode transmitir ideia de otimismo, uma vez que é considerada uma cor acolhedora. Geralmente é usado para sinalizar situações onde é preciso ter cuidado e atenção. E em muitos casos, ajuda na concentração de quem está dentro de um determinado ambiente, além de estimular o intelectual e sugerir animação. Ilumina e estimula a criatividade.

Significado da cor Verde

O verde, como já imaginado, tem grande referência quando o assunto é natureza e meio ambiente. No entanto, seu significado não acaba por aí. Ele também é capaz de trazer outras sensações positivas, quando bem utilizada. Em lojas, hospitais e centros de saúde para passar sensação de relaxamento e calma aos visitantes e pacientes. Remete a saúde e tranquilidade. Traz sensações de equilíbrio, harmonia e frescor ao ambiente. Crescimento, vitalidade, abundância e natureza. Para o mundo corporativo, o verde é capaz de trazer a sensação de coerência, sendo interessante em alguns momentos de negociação e relacionamento com o cliente.

Significado da cor Azul

O azul claro, assim como o verde, traz a sensação de higiene e frescor para o espectador. Estimula a criatividade em um ambiente e transmitir a sensação de sucesso e conquista. Já o azul escuro é mais comum em momentos corporativos, onde a sensação de poder e confiança são reforçadas pela sobriedade da cor. Tem como característica a capacidade de levar segurança e tranquilidade para as pessoas.

Significado da cor Roxa ou Violeta

Devido as sensações de nobreza, sabedoria, imaginação e criatividade, essa cor costuma ser usada em marcas de produtos de beleza e estabelecimentos que visam o bem-estar. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade. Além disso, essa cor é capaz de transmitir a sensação de mistério e questões abstratas.

Significado da cor Marrom

Comumente conseguimos perceber o uso dessa cor em produtos orgânicos e coisas relacionadas à natureza, uma vez que proporciona sensação de estabilidade e de um produto rústico. Essas características que remetem à confiança e elegância acabam implicando no uso da cor em empresas dos segmentos de design de interiores, pisos, móveis, empórios, lojas com produtos exclusivos e “gourmet”, etc.

Significado da cor Rosa

O rosa, assim como o azul, é dividido entre tons mais suaves e mais fortes. Ele tende a indicar delicadeza. Característico do universo feminino, também simboliza inocência, romantismo e proteção. Já os tons mais intensos estão diretamente relacionados à modernidade e são comumente utilizados para despertar a atenção do público. Ambos os tons podem ser encontrados em marcas femininas e infantis. Além disso, podemos perceber o uso desses tons em lojas jovens e estabelecimentos que comercializam doces.

Significado da cor Branca

Uma das cores mais neutras da paleta, o branco é denominado como “cor pura”, sendo capaz de transmitir a sensação de tranquilidade, limpeza e organização. Além disso, essa cor é capaz de ressaltar a luz das outras cores, quando combinadas. É uma das cores mais fáceis de ser combinada e desperta a sensação de harmonia e equilíbrio quando posta junto com outras cores mais intensas.

Significado da cor Preta

O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada à medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal. Gera emoções fortes, é uma cor autoritária. No mundo da moda é considerada elegante e sofisticada.

Dica 2: Como escolher e harmonizar cores

Alguns sites podem te ajudar a escolher paletas de cores harmônicas para seus projetos, mas aqui vai uma dica: combine cores complementares para destacar elementos de conversão.

 

No exemplo abaixo, destacamos o botão de conversão (call-to-action) com uma cor complementar à do fundo.

Amarelo e Roxo são cores complementares no disco cromático. Veja:

 

Ferramentas

Abaixo você confere uma ferramenta que pode te ajudar a escolher uma cor apropriada para as suas imagens:

Adobe Kuler

 

Esse site da Adobe fornece paletas prontas e uma ferramenta completa para criar variações de até 5 cores por vez.

Você pode usar de composições Análogas, Monocromáticas, Tríades, Complementares, Compostas, Variações Tonais ou Personalizadas.

Outo site bacana também é o Paletton. Assim como o Kuler, ele permite que você encontre paletas prontas ou monte as suas com base em composições do disco cromático.

Para os fãs de gradiente o webgradients é bem interessante. Ele mostra o HEX de cada cor utilizada nos degrades, e ainda tem opção para copiar o CSS pronto para quem trabalha como web designer. Outra opção parecida que também vale a pena conferir é o uigradients.

Dica 3: As cores nos vídeos

Se o seu produto, serviço ou estratégia envolve a produção audiovisual, é interessante que você se atente às famosas Direção de Arte, Fotografia e Produção.

No vídeo a seguir, temos alguns exemplos de escolhas de paletas que contribuem para o significado da mensagem a ser transmitida:

 

 

Existe cor certa para o meu negócio?

Como você pôde observar no significado de cada uma das cores, elas têm o poder de comunicar os valores e objetivos de cada ação.

Toda a comunicação de uma empresa, desde a marca, apresentações, materiais publicitários, site, etc., precisa ser bem pensada. Uma vez que é fundamental ter coerência e transparência na mensagem que você pretende transmitir.

Pense sempre no público que deseja atingir e no significado de cada uma das cores e de como elas irão repercutir diante de cada situação. Ela tende a refletir a forma com que o seu público vai se comunicar com seu serviço ou produto? Isso pode ser um diferencial competitivo em alguns casos.

Agora que você já sabe a importância das cores no dia a dia e no marketing,  contrate uma agência de design para que ela utilize todo o potencial das cores para conquistar ainda mais seus clientes.

 

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Fontes: Viver de Blog e Marketing de Conteúdo.